domingo, 25 de outubro de 2009

ENERGIA - FONTES E TRASNSFORMAÇÃO DE ENERGIA

Energia, palavra empregada par exprimir força ou intensidade, cientificamente é um conceito definido pelos seus efeitos, assim energia é a capacidade de fornecer trabalho. Onde “trabalho armazenado e a energia de um sistema de corpos podem ser medidos pelo trabalho mecânico (cinética ou potência) que ele é suscetível de efetuar.” (EDIPE, 1991. Pg. 1292).

“Uma mola metálica comprimida realiza trabalho ao distender-se, um curso d’água fornece trabalho ao mover a turbina; o vento fornece trabalho e aciona as pás do moinho; a pólvora que explode fornece trabalho ao impelir o projétil; a corrente elétrica fornece trabalho ao fazer girar o motor elétrico; a luz quando incide sobre a célula fotoelétrica desloca os elétrons e cria uma corrente elétrica, logo fornece trabalho...” (BENTON, 1973).

EDIPE define energia cinética de um sistema como a energia que provem do movimento dos corpos que o constituem e a energia potencial corresponde ao trabalho que as forças interiores efetuam, assim resumidamente pode-se dizer que energia cinética é proveniente do movimento enquanto a potencial é da posição. O calor, a luz, eletricidade são exemplos de energia cinética enquanto a energia nuclear, energia de coesão de um corpo são energias potencial.
A energia se apresenta de diversas formas ou modalidades diferentes, como o vento, água corrente, química, solar, térmica entre outras, mas a quantidade de energia existente no Universo é constante, ela não pode ser criada, só pode ser transformado, como exemplo podemos citar a corrente elétrica movimentando o motor, então a energia elétrica se transforma em energia mecânica.
A energia é calculada pela formula de Einstein ϵ= m.c² onde [ϵ] representa a energia, [m] a massa e [c] a velocidade da luz no vácuo. A unidade científica padrão para a energia e trabalho é JOULE.
O homem usa a energia para as necessidades de criar bens, segurança e conforto, para promover qualidade de vida. Esta energia vem primáriamente dos recursos naturais e a humanidade começõu a utiliza-lo desde os primórdios dos tempos através da energia calorífica e luminosa do fogo. Ao longo da história com a evolução tecnológica e científica abriu-se a possibilidade de utilizar outras fontes de energia e transformar uma energia em outra.

FONTES DE ENERGIA

Além da energia cinética, associada ao movimento e a energia potêncial, associada à posição de um corpo temos outras formas de energia como:
energia química - como por exemplo o carvão, óleo combustível, gás natural, ATP
energia nuclear - como o Urânio, núcleo do atômo
energia térmica - fogo, vulgão, geotérmica
energia luminosa - sol, fogo
energia elétrica - pilhas, usina elétrica
energia hidrica - cachoeira
As fontes de energia podem ser catalogadas em fontes primárias de energia e em uso final da energia, ou seja a forma que ela é utilizada. HINRICHS (2008) mostra mais claramente estas formas de energia em uma tabela resumida (Fig 1).


A trasformação de energia das fontes primárias em uso final, são feitas por um ou mais processos denominados de conversão de energia. Temos como exemplo a energia primária química do óleo combustível que é usada para produzir energia elétrica, a conversão de energia se dá pela combustão. Então o óleo combustível é queimado em uma caldeira transformando a água em vapor, que movimenta uma turbina conectada a um gerador que produzirá a energia elétrica.
Cada forma de energia pode ser transformada em outra forma de energia como podemos ver na tabela abaixo:











REFERÊNCIAS

EDIPE – Enciclopédia Didática de Informação e Pesquisa Educacional. 8 ed. São Paulo: Iracema, 1991. V. 5.

BENTON, William (Ed.). Enciclopédia Barsa. Elaborada sob a supervisão dos editores da Encyclopedia Britannica. 10. ed. V. 5. Rio de Janeiro: Barsa, 1973. 484 p.

HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin. Energia e meio ambiente.São Paulo: Cengage Learning, 2008. 542 p.
Postado por acadêmica Rosana Fogliatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário